Powered By Blogger

terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR! VAMOS COMEMORAR?


15 de outubro! Dia do Professor! Abraços, presentinhos, mensagens e congratulações. Dia feriado , razão principal para alguns. Dia de folga para os alunos que já se encontram de folga desde o feriado do dia 12.
Legal! quem não gosta de um feriado prolongado?
Quem não se envaidece com as homenagens e parabenizações neste dia? Quem recusa um convite para um jantar em homenagem ao professor? Quem não se emociona com os abraços e todo glamour em torno da data , entre os próprios professores.?
Afinal fazem todos parte da mesma via crucis.
Mas o momento não remete a festa, e sim à reflexão.
Há uma completa desvalorização da classe de professorado nos dias de hoje.
Não quero entrar aqui na questão dos salários que todos já sabem mal dá para as despesas básicas.
Vou me ater no descaso do estado pela educação, no desrespeito por parte de todos: governo, pais e alunos. Aqui entra a questão da indisciplina, violência, prédios mal cuidados, insegurança e pais que podam toda a autoridade do professor em prol de seus filhos fazendo do professor um bichinho acuado. Ou aceita as regras, ou abandona a profissão.
Ontem , dia do professor, não vi depoimentos de entusiasmo e alegria pela profissão. O que vi foi professores desanimados, envergonhados e vítimas do atual sistema de educação.
Uma realidade triste . Em outros tempos, já remotos, ser professor era uma profissão muito valorizada e respeitada. Lembro-me que o sonho de meu pai era que eu fosse professora.
As meninas desde muito cedo se espelhavam em sua professora e já cesciam sabendo que iriam ser professoras.
Em dias de hoje, quem quer ser professor? Que pai aconselha seu filho a ser professor?
Difícil! Está muito clara a imagem que a sociedade faz do professor de hoje. Para muitos abraçar a carreira de professor é falta de opção. É não ter oportunidade de coisa melhor ou não saber fazer outra coisa. Os próprios alunos consideram a profissão de professor humilhante e sem futuro.
O que aconteceu para que a educação chegasse a esses extremo? Certamente porque descuidaram dela. Atenderam outras prioridades, com certeza menos importantes.
Porque sabemos que uma boa educação, boas escolas, professores reconhecidamente bem pagos é o que o país precisa para alavancar economicamente, socialmente , enfim, organicamente.
Todos os anos é a mesma conversa de investimentos e melhorias na educação. Tudo blá..blá..blá...Há até um conceito de que quanto mais pobres as pessoas em educação , mais fácil é manipulá-las. Como eu não queria acreditar nisso! Como eu queria acreditar em transformação na educação1
E enquanto ela não chega, vamos parabenizando os professores com um olhar nostálgico para o passado e esperança de que um dia o país se vista em trajes de país desenvolvido, sobressaíndo-se na educação.
PARABÉNS A VOCÊS PROFESSORES, QUE APESAR DAS DIFICULDADES SE DEDICAM E SE EMPENHAM PORQUE SABEM O VALOR DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
QUE POSSAM SER UM DIA RECONHECIDOS!

Um comentário:

  1. Obrigado, Edite! Valiosíssimo o teu texto.
    Que o professor, um dia, possa ter o valor que ele merece!
    Abração.

    ResponderExcluir