Powered By Blogger

sábado, 3 de novembro de 2012

Reciclando na cozinha: Torta de bananas


fotos minhas
Transforme...
Eu não gosto de desperdício na cozinha. Não gosto de exagerar ao cozinhar e sempre ensinei meus filhos a não colocar no prato além do necessário para sua refeição.
Também evito jogar sobras de comida no lixo .Afinal muitas pessoas dariam tudo para comer nossas sobras. Resisto a jogar alimentos no lixo e quando não há como fugir disso,fico sempre pensando na condição desumana em que tantos vivem sendo obrigados a buscar no lixo sua subsistência. Dói saber que “aquele resto” de comida poderá servir de alimento para algum necessitado.
Uma das formas para evitar o desperdício é reciclar sobras reaproveitando alimentos que correm o risco de se deteriorar ainda mais com esse calorão que anda fazendo.
É o que acontece com as bananas aqui em casa. Sempre acabam amadurecendo rápido demais pois não são frutas que se dão bem refrigeradas e o resultado é sempre algumas frutas correndo o risco de ir para o lixo.
E, afinal, não falamos tanto em sustentabilidade? Pois ser sustentável pode ser aplicado também na cozinha. Significa além de evitar consumismo exagerado, também reaproveitar alimentos .
Foi aí que eu entrei na cozinha e fui atraída por aquele aroma de bananas já um pouco maduras demais, mas ainda não impróprias para consumo. Então me veio à cabeça:
Porque não fazer aquela torta de bananas do meu velho caderninho dereceitas?
Uma receita antiga, já testada e aprovada por todos.
Acho que fui com tanto entusiasmo para a cozinha, coloquei tanto amor ao bater a torta, que ela ficou diviiiina, como nunca antes ficara.
Dizem os bem entendidos na cozinha que com bolos e doces você precisa estar com um bom astral. Se estiver com o emocional baixo,nervosa com algum problema mal resolvido o bolo embatuma e o doce desanda. Não sei se esta informação realmente tem fundamento. O certo é que minha receita pronta ficou digna dos mais variados elogios.
Atentem para a receita

TORTA DE BANANAS
Ingredientes
                                                                                    1 xícarra(chá) de margarina
                                                                                    1 xícara (chá) de acúcar     
e ficou assim: uma delícia!
3 ovos
1 xícara(chá) de maisena
1 xícara(chá) de fª de trigo
2 colheres(chá) de fermento
½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de baunilha
8 a 12 bananas nanicas cortadas em fatias

PREPARO
Untar uma forma com a calda queimada feita com 1 xícara de acúcar e colocar as bananas fatiadas ao comprido, polvilhando com mais açúcar em pó. Se agradar ao paladar polvilhe também canela em pó.
Quando todas as bananas estiverem arrumadas cubra com a massa batida da seguinte maneira:
Use a batedeira e bata a margarina com o açúcar até ficar cremosa e esbranquiçada..
Adicione os ovos um a um sempre batendo.
A seguir peneire os ingredientes secos e junte à massa, alternando com o leite, agora sem bater, apenas usando um batedor de mão para misturar bem.
Despeje sobre as banans já arrumadas e leve a assar em forno moderado por aproximadamente 30 ou 40 minutos.
E, Bom apetite!!!! 03/11/1218:03:15



4 comentários:

  1. Edite, banana aqui em casa raramente sobra, pois é uma fruta que todos nós adoramos.

    Se eu tiver que fazer alguma coisa com banana, tenho que comprá-las especificamente para fazer.

    Obrigada pela receita da torta, pois eu a-do-ro tudo que vai banana.

    Na minha receita não ia maisena e nem baunilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tb tenho uma outra receita em que não vai maizena. Mas eu prefiro esta, pois a maizena deixa a massa mais lee. E a baunilha dá aquele aroma... Hummmmm
      Abcs.

      Excluir
  2. Como fazer sorvete com um único ingrediente...
    • Descasque as bananas.
    • Corte em rodelas.
    • Coloque as rodelas num prato e conngele por 1-2 horas.
    • Leve ao liquificador e bata bata bata. Se grudar, raspe e bata mais.
    • Saboreie esse momento mágico qdo as bananas se tranformam em sorvete! Deliciosamente saboroso e saudável!

    ResponderExcluir