Powered By Blogger

domingo, 11 de agosto de 2013

Receita para combater o frio: Minestrone

Neste final de semana o frio voltou a incomodar por aqui na região oeste do estado.
 Hoje pela manhã estava tão frio que por melhor agasalhada que estivesse não conseguia me aquecer. 
E  a temperatura continua baixando com o cair da tarde.
 E então, para o jantara sugestão hoje é  um apetitoso e suculento caldo quente.
 Já disse aqui que sou adepta da praticidade na cozinha. Nada de receitas complicadas e que demoram horas para ficar prontas.
E neste inverno então, se você for criativa, é só abrir a geladeira e avaliar o que tem ali para um delicioso SOPÃO. Que tal ir abrindo aquelas vasilhas que lá estão com sobras de alimentos e que provavelmente irão para o lixo?
 Eu não gosto de desperdiçar alimentos. Além do prejuízo no bolso, não consigo jogar alimento fora quando há tanta gente recolhendo sobras de lixões para se alimentar. Prefiro guardá-los. Muitas vezes até congelo . Sempre há alguém com quem se pode partilhar.
Pois então,  pensando assim eu abro a geladeira e lá tenho: sobras de carcaça de frango, que dá um delicioso caldo, alguns pedaços de mandioca cozida, batatinha , cenoura e brócolis além de feijão cozido.
Pronto, já tenho os ingredientes para meu  MINESTRONE.  Só falta o macarrão para completar o prato.

Eu confesso aqui minha ignorância culinária. Eu não sabia que meu sopão básico , que eu conheço desde pequena tinha esse nome estranho.
Foi pesquisando na net que descobri esse nome para o sopão que sempre fiz e que tantos fazem por aí, inclusive esse tradicional sopão que costumam distribuir nas periferias ou para moradores de rua.
Porque o " MINESTRONE" tem essa facilidade de se poder aproveitar sobras de ingredientes além daqueles comprados para a receita. E tem-se a vantagem de de fazê-lo com os legumes da época.

MINESTRONE é uma sopa clássica italiana , porém mesmo na Itália sofre variações nos ingredientes, de região para região.
Dizem que teve sua origem nos lares pobres da Itália, onde era consumida como prato principal por ser substanciosa e barata.  Introduzida em nossa culinária, dependendo dos ingredientes, alguns a chamam de "picadinho de bacana". Isto porque em vez de carcaça, pode-se adicionar filé mignon, cogumelos, ervilhas e etc... Bem , cada um coloca seu ingrediente preferido e que couber no bolso.

 "Minestrone, picadinho de bacana ou sopão", o fato é que é muito substanciosa , vai  aquecer seu estômago e te deixar sem fome .
Eu adaptei o meu sopão, digo "minestrone" aos  ingredientes que  estavam à mão.  Ficou uma delícia e o que é melhor: sem  bagunça na cozinha e tudo num passe de mágica:

Vamos à minha receita:
Ingredientes

¼ xícara (chá) de azeite de oliva
3 carcaças de frango cozidas
Um dente de alho
Um litro de água quente
uma xícara (chá)de cebola picada
Uma xícara (chá) de cenoura cozida e picada

Uma xícara (chá) de brócolis  picado

Uma xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado
Uma xícara (chá) de mandioca cozida e picada
Uma xícara (chá) de feijão cozido
Uma xícara de(chá) de macarrão picadinho
Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela  Junte o dente de alho, o caldo de carne de carcaça  já com sal
 Junte a água quente, a cebola, a cenoura, o brócolis, o milho verde, o tomate, a mandioca.
Misture e deixe ferver por 5 minutos. Por fim, junte o macarrão, acerte o sal se necessário. Ferva mais um pouco até o macarrão ficar "al dente" e acrescente por último o feijão já cozido, (se quiser ) .
 Misture e sirva com pão fresco ou torradas, a seu gosto.. 

Esta é a minha receita improvisada. Improvise também a sua. Use os legumes que tiver à mão, feijão branco ou feijão vermelho, carne bovina ou carne de frango, mandioca ou mandioquinha salsa, macarrão picadinho, gravatinha ou cabelo e anjo.... Use sua criatividade e  aqueça-se neste inverno com esta delícia..

E bom apetite!

Poderá gostar de:






6 comentários:

  1. Aprecio sopa que só vendo!
    Inda hoje, no jantar, que começou com um vinho branco Riesling, veio um prato de sopa assim bem ao estilo da sua receita, seguido de pizza sem molho de tomate. E foi isso... e, uma vez mais, estamos em sintonia!
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, q delícia, adoro pizza, mas meu estomago ñ é muito fã dela. Pode fazer parte da minha refeição, mas com algumas restrições para ñ passar mal. Que bom q gostou da receita. Simples, mas deliciosa.

      Excluir
  2. Isso tá parecendo estorieta entre noi due, mas eu tb não posso com pizza... a massa geralmente me cai pesada, não posso com molho de tomate, nem com queijo. Comer pizza, eu? Raridade! e, qdo como, o faço de pura teimosia pq a consequência em nada favorece minha digestão. Ontem, eliminando o molho de tomate, achei que seria menos sério, qual o quê... fui dormir me prometendo cancelar pizza forever!!!!
    Abraço grande,
    Paz

    ResponderExcluir
  3. Ficou mito chic nosso sopão...MINESTRONE... amo um caldo, seja ele qual for... até escaldado de fubá!! beijos querida!!

    ResponderExcluir
  4. Chic... e delicioso! Não há desculpa p/ não fazê-lo> É super fácil e rápido. Bjs

    ResponderExcluir