Powered By Blogger

sábado, 7 de setembro de 2013

Milho de pipoca ou piruá?

  Além de meus textos próprios onde relato fatos do cotidiano , também gosto de postar aqui textos que nos levam a refletir sobre a nossa condição de seres humanos sempre  abertos ao aprendizado e a transformações. 
Por essa razão partilho essa pérola de Rubem Alves  que tanto nos inspira a sairmos do lugar comum de meros  espectadores.É preciso como a Pipoca que nos abramos ao novo , ao desconhecido. Só assim daremos o melhor de nós, mesmo que  para isso tenhamos que passar pelo fogo...

 
 
Milho de pipoca quem não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.

Assim acontece com a gente.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva.

Não vão dar alegria para ninguém.
 
Rubem Alves

E você , o que é ? Pipoca ou piruá? Pense nisso...

3 comentários:

  1. Rubens Alves sempre nos fazendo pensar. Linda mensagem! beijos chica!

    ResponderExcluir
  2. Que texto MARAVILHOSO, Edite!!!

    Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o texto , Ana. Achei-o bem pertinente , pois muitas vezes nos mostramos resistentes a mudanças. Ficamos ali empacados, e nem percebemos o quanto estamos perdendo não aceitando o novo que pode nos transformar.

      Excluir