Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

É carnaval ! Vamos cair nessa folia!

Fevereiro é mês de grande expectativa em face do carnaval que faz a alegria de grande parte da população brasileira.
E para aqueles mais animados , a festança já começou há algumas semanas . Escolas de samba em grande agitação preparando os últimos detalhes para que o brilho na avenida seja memorável.

Mulatas já se preparam para o grande momento de destaque em sua escola de samba.
E atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu” , como diz aquela canção carnavalesca.
E assim caminha fevereiro para a data muito esperada . Alguns porque curtem a folia e não veem a hora de cair na avenida,. Cinco dias de folia , despreocupação e magia..Para muitos , descontração , alegria saudável , prazer …
Enquanto que para outros é o momento do “tudo pode , tudo é permitido” . Esquecem-se das consequências muitas vezes funestas , E o que era alegria acaba literalmente virando cinzas.

Mas tudo depende da intenção de quem participa do momento carnavalesco . Carnaval sempre oscila entre o sagrado e o profano . Esta semana mesmo ,o jornal do SBT mostrou uma reportagem curiosa e que me chamou a atenção.

Padres Rosalvino (73) e padre Renato (37) presidente e vice-presidente do Grêmio Recreativo Cultural , Escola de samba D. Bosco de Itaquera , zona leste de São Paulo desfila pelo Grupo I do carnaval paulistano, colocando a Escola na avenida no dia 16/2”
O grupo existe desde ano 2000.A justificativa é atrair um grupo de jovens que não mostravam interesse pelas obras educativas de seu projeto social. Então a solução foi agir com “uma mão na bíblia e outra no tambor” . Parece que deu certo : houve expansão do projeto e hoje atendem cerca de 5000 pessoas em endereços como Guaianases e Itaquera entre centros de cultura , casa , abrigo e creches..
A Igreja aprova este método do padre salesiano para atrair a juventude ? Não sei dizer , mas tenho minhas dúvidas , embora a intenção seja boa .
Tenho visto movimentos como “carnaval com Cristo” , “alegria com Cristo” em recintos fechados , comunidades católicas . Mas desfile carnavalesco dirigido por padres , para  mim é novidade . 
Bem , mas hoje em dia tudo é possível , em nome de Cristo !!!.
 É a Igreja tentando se modernizar , se adaptar às exigências modernas da nova evangelização.

Bem , mas para quem não curte esse tipo de divertimento , o feriadão está aí para ser muito bem aproveitado em viagens ou mesmo em casa ao lado de familiares e amigos . Também vale ver um bom filme e aproveitar simplesmente para relaxar na companhia de uma boa leitura .
Eu , particularmente aguardo ansiosa o feriadão porque sexta-feira meu netos já estarão “estourando” por aqui . E eu não vejo a hora de poder apertar em meus braços aqueles pequerruchos que amodoro de coração .
 Me perder no sorrisão do Lucas e no olhar penetrante da Maria Eduarda é o que mais quero neste carnaval .
A folia vai ser boa, isso posso garantir !

7 comentários:

  1. Olá Edite,

    Embora cause certa estranheza certas modernidades da Igreja Católica, como essas que você menciona, particularmente eu as acho bem válidas, já que visam atrair os fiéis, que andam se debandando para outras crenças em virtude do modelo ainda arcaico da referida Igreja.
    Já fui grande foliona. Adorava carnaval. Hoje, no entanto, já não curto aglomerados de pessoas, músicas exageradamente altas e foliões bêbados e abusados. Vou passar por aqui mesmo, curtindo lazeres mais lights.
    Aproveite bastante o feriadão e os netinhos Lucas e Maria Eduarda. Essa folia vale a pena.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas , Vera. Eu tb não curto lugares com muito barulho, música alta e etc. Gosto mais de ficar no meu cantinho . Vejo umpouco das escolas pela TV, mas tb acabo me cansando e já fujo para outra atividade . Dessa vez vai ser curtir os netos . Abcs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? No sábado, estarei no Sambódromo do Anhembi!!! Gosto de acompanhar os desfiles das escolas de samba!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero ver seus comentários lá no seu blog , sempre muito sensatos e óbvios . Abcs

      Excluir
  3. Carnaval é uma festa pagã adotada pela Igreja Católica. A cruz tb é um símbolo pagão adotado pelo Cristianismo... quem quiser saber mais:
    Carnaval http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
    Cruz http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz
    Edite, que vc tenha momentos memoráveis com os pequerruchos.
    abraço/Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paz , a Igreja tenta se adequar a esses festejos carnavalescos oferecendo outras opções de "folia" saudável ou retiros espirituais . Cada um é livre para optar por aquilo que mais lhe satisfaz. Eu não sei direito o que é esse tal "carnaval com Cristo " , mas não me atrai e não considero o título adequado tb . Não poderia ser Alegria com Cristo ? Disse isso uma vez ao nosso pároco.

      Excluir
  4. Oi querida, não gosto de carnaval, mas lhe desejo um ótimo feriado.
    Beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir