Powered By Blogger

sábado, 14 de março de 2015

O estilo KITSCH de ser


Eu confesso que não conhecia essa expressão. Mas pelo que entendi na discussão do tema no programa “Encontro” dessa quarta-feira, kitsch é sinônimo de brega ou cafona . Seria uma releitura de objetos  que foram febre nos anos 80 e que agora retornam com uma nova roupagem.

Adotar o estilo kitsch é usar com criatividade e bom humor aquilo que foi tendência em outra época  de um modo requintado  e original .

O termo kitsch tem origem alemã e já foi usado para classificar diferentes estilos desde o início do seu uso. Antes, a palavra era empregada para descrever elementos decorativos de menor valor estético, ou por serem réplicas de objetos artísticos ou por exagerarem de alguma forma a mensagem original. Era chamado de kitsch tudo aquilo que de alguma forma tentava ser refinado, mas não conseguia, por não ser produzido com os mesmos materiais dos itens de decoração considerados “sofisticados”, tornando-se desta forma mais acessível ao mercado.

 Dizem os entendidos que o estilo kitsch surgiu para suprir as necessidades de consumo da classe ascendente  que queriam usufruir do mesmo poder de compra dos mais  favorecidos mas com  pouca informação sobre as verdadeiras obras de arte.  Uma nova sociedade de consumo que tentava ser refinada , mas  acabava se perdendo em meio a extravagâncias  ou e excesso de informações .

E assim , o que antes se popularizou e acabou esquecido, está de volta e é considerado “chic” se usado com criatividade e bom gosto dentro de sua decoração moderna .
 
 
  Quem não se lembra dos antigos pinguins de

geladeira de outros tempos ? Uma febre dos anos 60 , hoje voltam repaginados e disputados como objetos de decoração das mais modernas cozinhas .



A inesquecível  jarra plástica  de abacaxi, considerada brega ao extremo , hoje repaginada ficou assim.






Observem essa sala : parece haver um excesso de informação . Mas também me parece um ambiente aconchegante  e  confortável. Passa a ideia de organização e capricho .Um ambiente claro e bem arejado. Reflete o perfil detalhista e organizado de quem a decorou. Móveis um pouco ultrapassados fazem a decoração : a banqueta estilo vovó , as almofadas redondas , as telas nas paredes não lembram em nada arte moderna e abstrata Um ambiente perfeito para uma boa leitura ou um bom papo.


Adicionar legenda
Todos nós sabemos que quando o assunto é decoração é preciso informação e conhecimento. Mas nem sempre se pode contar com a ajuda de um decorador. Então o ideal é que ambiente seja arrumado de maneira que quem ali frequente sinta-se bem e confortável. O ambiente deve falar um pouco do morador. O importante é deixar o ambiente com a “sua cara” e peças antigas podem remeter a histórias  que marcaram uma página da história de cada um .





8 comentários:

  1. Oi Edite,
    Não me adapto a esse tipo de decoração, pois sou conservadora: meus móveis são só os necessários, mas com muito gosto: móveis colonias diferente do começo do meu casamento que tudo era alegre de mãos dada com a minha juventude que o tempo levou.
    Guardo só duas lembranças dos meus pais: uma casinha de lindos bibelôs da minha mãe e crucifixo do meu pai.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dorli, a decoração deve transparecer o estilo de cada um . Há os exagerados e enquanto outros são mais comedidos . O legal é ter equilíbrio e adotar a decoração que melhor lhe deixar confortável. Abcs

      Excluir
  2. TAMBÉM PENSO QUE DEVE HAVER O EQUILÍBRIO ATÉ NA DECORAÇÃO! beijos, lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Edite! Eu também não conhecia essa palavra Kitsch, aprendi muito aqui. Gosto de decoração mais sóbria, mais tradicional. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Edite. A abordagem desse post me faz lembrar qdo no Brasil pegou o uso do termo 'emergente'... era emergente criticando emergente pq havia emergente que não se via emergente... rs...rs... Agora se faz o kitsch, mano a mano com emergente...

    Kitsch é um produto da industrialização e da cultura de massa, sendo considerado típico da classe média com pretensões de ascensão social, mas nos círculos ilustrados emprega-se o termo frequentemente com intenção pejorativa e como reprovação moral. Entretanto, o kitsch é um fenômeno de largo alcance, movimenta uma indústria milionária e para grande número de pessoas constitui, mais do que uma simples questão de gosto, todo um modo de vida, tendo para este público todos os atributos da legitimidade." http://pt.wikipedia.org/wiki/Kitsch
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá paz, vc disse tudo:cultura de massa. A classe ascendente q eu citei, nada mais é do que a tão falada classe emergente. É, sem dúvida o estilo kitsch de ser é muito abrangente. Tb a moda e o estilo musical tb pode ser kitsch. Ou traduzindo, o que antes era considera o brega, agora virou kitsch. Abas.

      Excluir
  5. Oi querida amiga, ótimo post!
    Gosto muito de decoração tmb kk
    Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane, prazer em vê 'la por aqui, sempre. Abas

      Excluir