Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO


"Bom Princípio de Ano Novo " é uma tradição que existe nas pequenas e pacatas cidades interioranas . Uma tradição que remonta há décadas , mas que tenho percebido que aos poucos está morrendo. Novos modos de vida , a perda das pessoas mais antigas que já fizeram a " viagem " , a desvalorização do conteúdo histórico de um povo ,pelo próprio caminhar da vida com novas exigências e novos interesses . Tudo contribui para que a tradição aos poucos vá ficando apenas na memória de alguns mais antigos .

Aqueles que se preocupam em perpetuar a tradição , se preparam para receber bem as crianças nesse dia , que logo na manhã do  Primeiro Dia do Ano, já estão às portas com seu inconfundível cumprimento:

" Feliz Ano Novo !" grita a criançda de longe , lá no portão, logo bem cedinho
Alguns abrem a porta e logo vão distribuindo "os pacotinhos" de guloseimas cuidadosamente já preparados na véspera. 
Outros ignoram , sentem-se incomodados .

Que pena ! Uma tradição antiga que deveria ser bem aceita , pois faz parte de nossa cultura  . Não podemos deixar morrer, porque um povo sem cultura , sem tradição é um povo sem vida , sem história, sem passado . E é de passado que se constrói a história de um povo 


Então , 


Você atendeu a uma criança que bateu à sua porta na manhã do primeiro dia do ano?
, Parabéns! Bom Princípio de Ano Novo a você também !

"Eu analiso que simbolicamente a saudação" Bom Princípio de Ano Novo " deve representar acolhimento, aceitação, partilha.

Deve significar que um bom ano é feito de partilha e solidariedade entre os irmãos.
É preciso saber cultivar a paz, e isto começa ao nosso redor, a partir da vizinhança.
Crianças bem acolhidas, sorriso estampado no rosto, mostra que podemos fazer a alegria do próximo. Alegria que faz brotar felicidade e esperança.


Criança sugere que devemos ter atitude, passar das palavras à ação.
Porque um bom Ano não se ganha. Mas se conquista, se faz semeando a cada dia, tecendo cada semana, construindo cada mês e assim procurando viver melhor e com  propósitos mais elevados que levem à união e à paz.




Leia mais sobre a tradição e origem , clicando no link abaixo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário