Powered By Blogger

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

TEMPO DE MANGAS



Mangas ...mangas...mangas...

Difícil não ouvir o som de uma manga se espatifando no chão de meu quintal . Seja durante o dia , seja durante a noite ! Plaft … ploft...
Ah, mangueira do fundo do meu quintal ! Tão cobiçada pelos que aqui passam . Alguns recolhem as que estão na calçada do quintal , outros até se arriscam em escadas para derrubar uma mais cobiçada nas alturas ou pegá-la em cima do telhado
Mangueira do fundo de meu quintal , tão bela e produtiva! Enorme como a torre de babel ! Morada das maritacas que ali também se instalaram para não perder tão saborosa comida .

E , acreditem , a mangueira não é propriedade minha , mas cresceu junto ao muro que faz limite com o vizinho e minha edícula . 

Ploft . Plaft , dia e noite quebrando telhas e derrubando vasos de meu pequeno cantinho de flores .

Claro que gosto de mangas ! Manga lembra a infância embaicxo das mangueiras colhendo fruta do pé e chupando até deixar branco o caroço . Manga lembra  sucos frescos e suculentos . Manga lembra deliciosos pratos na culinária .
Eu particularmente gosto de cortar a manga em quadradinhos e saboreá-la nas refeições . 

Em restaurantes a encontramos em saladas nas mais diversas combinações . Nos supermercados chamam a atenção pelo tom amarelo alaranjado ou vermelho rubro 


Palmer , hadem , tomy ou mesmo as comuns : 
mangas rosas deliciosas e perfumadas , coquinho com sua forma arredondada e doces como o mel.
Bourbons com seu sabor especial , espadas … e tantas outras. 

 Cada uma com sua característica própria, ao agrado do paladar mais apurado . Com fiapo , sem fiapo … Variedades...

Mangas , mangas , mangas … deliciosas e suculentas e vitaminadas .  
Originárias da India , Paquistão e Filipinas. 
 Manga , árvore símbolo de Bangladesh!
Mangas... que se deram tão bem no Brasil ! Queridinha dos brasileiros !

Mas prefiro vê-las nas gôndolas do supermercado ou nos pomares rurais a vê-las trazendo  sujeira e causando  outros  prejuízos no meu quintal !




5 comentários:

  1. Eu adoro mangas Edite e enquanto vivi em Angola durante 18 anos saciei-me com elas pois haviam no meu quintal! bj

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro mangas Edite e enquanto vivi em Angola durante 18 anos saciei-me com elas pois haviam no meu quintal! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia , Gracinha ! Mas é que ... se não me quebrasse as telhas da edícula , eu aproveitaria bem mais . Acho que estou ficando velha e exigente demais . Pra não dizer "rabugenta " rss...

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sou viciado em manga!!!! Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quem não é !!!!... Uma fruta ao paladar de todos ! Abraços

      Excluir