Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2018

SOU FEITA DE RETALHOS


Nossos retalhos , nossa história 



Hoje quero compartilhar o belo texto abaixo : “Sou feita de retalhos “ , magnífico texto atribuído a Cora Coralina ou a Mario Quintana , mas que na realidade ,revelou-se a verdadeira autoria : Cris Pizziment . 

Mas Cris não se chateou não . Pelo contrário , como confidenciou a uma amiga: sentiu-se até honrada ao ver seu texto confundido com a obra de dois grandes poetas

Cris confidenciou-me, diz a amiga :«Inclusive também já vi uma postagem creditada a Mario Quintana... Preciso dizer que ter meu texto confundido com a obra de dois grandes poetas, de certa forma foi uma honra para mim... rs».


Mas , voltando ao texto , há que se pensar na complexidade da trama que vamos costurando ao longo  de nossas vidas . Vamos juntando pedacinhos ora coloridos , ora mais cinzentos , de vários tamanhos , intensidade de cores diversificadas e tramas diferenciadas .

Todos são importantes para formar nossa história , uma imensa colcha de retalhos que vai sendo tecida aos poucos ..
Muitas vezes , olhamos para a colcha semi construída e não gostamos de algum retalho . Impossível descosturá-lo , pois estragaríamos o trabalho , mas podemos acrescentar ao redor outros pedacinhos que nos agradam mais .


Conscientize-se do valor e da importância de cada retalho costurado pois eles sinalizarão mensagens de sua história de vida . Permita que amigos e familiares ajudem na montagem dessa “colcha" , costurando também retalhos  se por ventura se sentir desanimado ou cansado demais para continuar com êxito  . 

Seja também solidário e ajude na construção de outras colchas de retalhos .
Sabendo escolher bem os retalhos , podemos colorir nossa vida e também a vida de outros .


Vamos ao texto :SOU FEITA DE RETALHOS 


Sou feita de retalhos.
Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.
Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior...
Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade...
Que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa.

E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados...
Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma.


Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias.

E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de "nós".



13 comentários:

  1. Lindo texto, Edite! Quantas lições podemos tirar de uma colcha de retalhos... Tenho uma e valorizo demais, pois cada retalho expressa "rasgos e remendos" preciosos!
    A frase de G Rosa é simplesmente profunda e bela!!!
    Tenha UM LINDO DIA...................................

    ResponderExcluir
  2. Edite é retalhando e remendando que consertamos o nosso VIVER!
    Gostei das escolhas e refletir é bem importante!bj

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Edite!
    Uma bela poesia. Eu também já havia lido esse texto atribuído a Cora Coralina. Bom saber a verdadeira autoria que é Cris Pizziment.
    Assim é a vida... Vamos emendando um aqui e outro ali, cada um com seu tamanho, sua cor, sua forma e assim vamos seguindo.
    Boa semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Cora Coralina ganhou um filme (dizem que muito bom) em estilo documentário. Passou nos cinemas em São Paulo no início do ano, mas ficou pouco tempo em cartaz. Não consegui assistir. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber , Fábio , Vou procurar assisti-lo , pois é escritora de grande sabedoria e contribuição literária .

      Excluir
    2. Lindíssimo! Fiquei tão emocionada q fui a cidade de Cora Coralina visitar seu Museu em Goias Velho.

      Excluir
    3. Esse poema não é da Cora Coralina e sim da Cris Pizzimenti.

      Excluir
  5. Boa noite Edite,
    Um texto encantador,
    que amei ler!
    Cada pedacinho de retalho contém
    nossos acertos e erros,
    enfim, é a nossa história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Pedaços em pedaços vamos construindo nossas vidas e os inevitáveis remendos vão se consolidando pelos caminhos Edite.
    Um belo texto com ótima reflexão.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  7. Oii, espero que possa me ajudar! Eu quero muito citar esse poesia maravilhosa na minha dissertação de mestrado. E preciso da referência dele, terias para me conseguir?

    ResponderExcluir







  8. i couldn't believe that i would ever be re-unite with my ex-lover, i was so traumatize staying all alone with no body to stay by me and to be with me, but i was so lucky one certain day to meet this powerful spell caster Dr Akhere,after telling him about my situation he did everything humanly possible to see that my lover come back to me,indeed after casting the spell my ex-lover came back to me less than 48 hours,my ex-lover came back begging me that he will never leave me again,3 months later we got engaged and married,if you are having this same situation just contact Dr Akhere on his email: AKHERETEMPLE@gmail.com thanks very much sir for restoring my ex-lover back to me,his email: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/whatsapp:+2349057261346












































































































































































    hindi ako makapaniwala na kailanman ay muling makiisa ako sa aking kasintahan, labis akong na-trauma sa pananatiling nag-iisa na walang katawan na manatili sa akin at makakasama ko, ngunit napakasuwerte ako sa isang tiyak na araw upang matugunan ito malakas na spell caster na si Dr Akhere, matapos sabihin sa kanya ang tungkol sa aking sitwasyon ginawa niya ang lahat ng makataong posible upang makita na ang aking kasintahan ay bumalik sa akin, sa katunayan matapos na ihagis ang spell ang aking dating kasintahan ay bumalik sa akin ng mas mababa sa 48 oras, dumating ang dating kasintahan ko. bumalik sa pagmamakaawa sa akin na hindi na niya ako pababayaan, 3 buwan mamaya kami ay nakipag-ugnay at nag-asawa, kung nagkakaroon ka ng parehong sitwasyong ito makipag-ugnay lamang kay Dr Akhere sa kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com maraming salamat sa sir sa pagpapanumbalik ng aking dating kasintahan bumalik sa akin, ang kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com o tumawag / whatsapp: +2349057261346

    ResponderExcluir